Aprender a aprender: interconexões educativas entre linguagem, jogos e a autorregulação da aprendizagem
Resumo
O jovem de hoje faz uso constante dos mais variados tipos de tecnologias. Por outro lado, na escola a educação ocorre afastada desse universo tecnológico, próprio do dia a dia do jovem. O descompasso entre o aprender fora da escola e o aprender dentro da escola, acabam por resultar em desinteresse escolar por parte dos alunos. Este artigo busca, com base na literatura, explorar o papel da linguagem no processo de aprendizagem, no contexto tecnológico atual e propõe a utilização da autorregulação da aprendizagem apoiada por jogos educativos, tendo em vista que ambas as abordagens, fazem uso de estratégias, planejamento, metas e objetivos, podendo ser complementares no sentido de motivar e estimular o raciocínio, visando um ensino-aprendizagem dinâmico, efetivo e contínuo. Um ensino do aprender a aprender.
Palavras-chaves: Linguagem. Educação. Jogos educativos. Autorregulação da Aprendizagem.