Rap: a voz da resistência em sala de aula
Resumo
O objetivo desse artigo é defender a aplicação didática de letras do rap nacional nos anos finais do Ensino Fundamental, com vistas a valorizar, por meio da inserção na escola, esse gênero poético/musical, entendido como forma de expressão e resistência dos segmentos juvenis da classe social trabalhadora. A abordagem teórica, de forma sucinta, ressalta alguns aspectos referentes à leitura, escola e as contradições existentes nessa relação, com base em Gnerre (1994), Soares (2005), Orlandi (1998) e Zilbermam (1999). Em seguida, a origem do rap, suas peculiaridades e possibilidades de abordagens pedagógicas tomam como eixo os estudos de Duarte, Guimarães e Andrade (1999), Fonseca (2011), entre outros. Duas letras de rap nacional são analisadas na sequência, complementadas com sugestões de encaminhamentos metodológicos, finalizando com algumas considerações sobre o trabalho aqui exposto.
Palavras-chave: Rap nacional brasileiro. Educação. Interculturalidade. Resistência