Pontos de cultura: espaços de manifestação folkcomunicacional
Resumo
O estudo apresentado, de cunho exploratório e natureza qualitativa, estabelece aproximações entre o conceito da Folkcomunicação, cunhado por Luiz Beltrão, e o dos Pontos de Cultura, projeto do Programa Cultura Viva (Ministério da Cultura do Brasil), criado pelo historiador Célio Turino. Um Ponto de Cultura consuma-se como espaço de afirmação e amplificação dos valores sócio-culturais populares, estimulados por meio da gestão compartilhada entre Estado e sociedade civil. Tal modelo de política pública cultural traz baixo custo para o governo, porém, reverbera em significativas ações regionais, promovendo desenvolvimento local por meio do estímulo à cultura e à prática cidadã. Assim como a Folkcomunicação, cada Ponto de Cultura é radicado nas expressões da cultura popular produzidas por grupos à margem da grande mídia, os quais instituem suas próprias formas de comunicação. Neste ínterim, a partir de autores como Nestór Canclini, Luiz Beltrão, Martín-Barbero, José Marques de Melo e Célio Turino, é construído aqui o primeiro entrelaço entre o Ponto de Cultura e o campo folkcomunicacional. Palavras-chave: Folkcomunicação. Ponto de Cultura; alteridade. Identidade. Cidadania. Cultura Popular.Downloads
Não há dados estatísticos.