A observação participativa nos filmes O Homem ao Lado (Gastón Duprat; Mariano Cohn, 2009) e Medianeras (Gustavo Taretto, 2011)
Resumo
O presente trabalho busca reflexões a respeito das experiências vivenciadas pelo olhar do espectador dentro da janela do cinema no filme argentino O Homem ao Lado (Gastón Duprat; Mariano Cohn; 2009), estabelecendo um breve olhar comparativo com o filme Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (Gustavo Taretto; 2011). Procura-se analisar, ler e interpretar como as janelas da mise en scène, emolduradas pelo cinema, emolduram os olhares daquele que olha e é olhado. Percebe-se que a moldura, enquanto contorno e ruptura, enquadra um mundo interno e externo, em que o olhar do espectador tem a sensação de espionar um mundo pelo buraco da fechadura, acarretando em uma curiosidade, mas também uma identificação daquele que olha e se vê na tela, em uma meta-observação.
Palavras-chave: Estética. Olhar. Arquitetura. Subjetividade. Janelas. Cinema.