Charge como estratégia complementar de ensino
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo crítico acerca do gênero charge e o seu uso na educação como estratégia complementar de ensino, abrangendo desde a prática de leitura até a produção autoral em sala de aula. A charge é um gênero das histórias em quadrinhos que possui como característica a natureza do humor e efeitos de sentido presente no jornalismo opinativo. O seu uso atual como estratégia de ensino de conteúdos não aproveita todas as possibilidades educacionais que a charge produz. Desenvolvendo as ideias de Will Eisner, Dina Ferreira Martins e Paulo Ramos, consideramos que se introduzam os alunos ao estudo dos recursos de construção das charges, dos seus estilos, que se fale de seus autores, do seu contexto social e que se apresentem propostas pedagógicas para poder trabalhar os quadrinhos como uma atividade interdisciplinar e de produção autoral. Dentro desta linha de pensamento, este artigo se apresenta com o objetivo de oferecer subsídios para o estudo das charges contextualizada como gênero de histórias em quadrinhos e com o fito de desenvolver as competências de leitura, de oralidade e de escrita dos elementos verbais e não verbais. Pretende-se que este novo modo de estudar as charges traga ao aluno o prazer de ler e de criar novas charges. Palavras-chave: Gênero. Charge. Interdisciplinaridade.Downloads
Não há dados estatísticos.