Charge como estratégia complementar de ensino

Autores

  • Alberto Ricardo Pessoa

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo crítico acerca do gênero charge e o seu uso na educação como estratégia complementar de ensino, abrangendo desde a prática de leitura até a produção autoral em sala de aula. A charge é um gênero das histórias em quadrinhos que possui como característica a natureza do humor e efeitos de sentido presente no jornalismo opinativo. O seu uso atual como estratégia de ensino de conteúdos não aproveita todas as possibilidades educacionais que a charge produz. Desenvolvendo as ideias de Will Eisner, Dina Ferreira Martins e Paulo Ramos, consideramos que se introduzam os alunos ao estudo dos recursos de construção das charges, dos seus estilos, que se fale de seus autores, do seu contexto social e que se apresentem propostas pedagógicas para poder trabalhar os quadrinhos como uma atividade interdisciplinar e de produção autoral. Dentro desta linha de pensamento, este artigo se apresenta com o objetivo de oferecer subsídios para o estudo das charges contextualizada como gênero de histórias em quadrinhos e com o fito de desenvolver as competências de leitura, de oralidade e de escrita dos elementos verbais e não verbais. Pretende-se que este novo modo de estudar as charges traga ao aluno o prazer de ler e de criar novas charges. Palavras-chave: Gênero. Charge. Interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Ricardo Pessoa

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

Downloads

Publicado

2016-08-25

Edição

Seção

Artigos