A interação na Educação a distância: o Fórum de discussão e suas implicações na relação entre indivíduos e na aprendizagem

Autores

  • Roseane Batista Feitosa Nicolau PPGC/UFPB

Resumo

Este trabalho centra-se na análise da interação em ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender como se caracteriza esta interação, que ocorre sob as condições midiáticas. Nossa proposta analítica prende-se à ferramenta Fórum, como modalidade interativa, sob a perspectiva da sócio-interacionista de Bakhtin/Volochinov (1997/1987), para quem a linguagem é dialógica e um processo de interação. O corpus consiste de recortes disponíveis no Espaço Virtual de Aprendizagem, precisamente em um Fórum de discussões que se constitui da interação entre professor e aluno, aluno e aluno produzido em uma disciplina de Linguística Interacional. Partimos da suposição de que nesse Espaço Virtual de Aprendizagem permeia o diálogo, a interação entre os participantes, favorecendo sua formação linguístico-discursiva. Palavras-chave: interação; aprendizagem; ambiente virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Batista Feitosa Nicolau, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

Downloads

Publicado

2016-08-25

Edição

Seção

Artigos