Comunicação Organizacional nas Mídias Interativas: o Twitter como busca de relacionamento com consumidores
Resumo
Os processos midiáticos atuais se caracterizam como sistemas de comunicação interativos que possuem a particularidade de potencializarem a interconexão, criação de comunidades e inteligência coletiva. Cientes destas mudanças e em busca da conquista do mercado, empresas procuram se relacionar com seus consumidores nas mídias interativas. Neste trabalho, buscamos compreender como as organizações se apropriam do Twitter para se comunicarem com seus públicos. O corpus de análise consiste nos posts das empresas, escolhidas em amostra por conveniência. A partir de categorias de análise, que nos permitem verificar a interação e os assuntos mais tratados, é possível identificar que algumas empresas interagem, enquanto a maioria reproduz a comunicação massiva nos novos meios. Por sua vez, o conteúdo da comunicação é variado de acordo com o posicionamento da organização. Com este estudo, esperamos refletir sobre o caminho percorrido para se chegar ao tipo de comunicação presente na cibercultura. Palavras-chave: Comunicação organizacional. Twitter. Redes sociais. Mídias interativasDownloads
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