Comunicação Organizacional nas Mídias Interativas: o Twitter como busca de relacionamento com consumidores

Autores

  • Ana Cirne Paes de Barros PPGC/UFPB
  • Juliana Andréia Medeiros do Amaral
  • Marcos Nicolau

Resumo

Os processos midiáticos atuais se caracterizam como sistemas de comunicação interativos que possuem a particularidade de potencializarem a interconexão, criação de comunidades e inteligência coletiva. Cientes destas mudanças e em busca da conquista do mercado, empresas procuram se relacionar com seus consumidores nas mídias interativas. Neste trabalho, buscamos compreender como as organizações se apropriam do Twitter para se comunicarem com seus públicos. O corpus de análise consiste nos posts das empresas, escolhidas em amostra por conveniência. A partir de categorias de análise, que nos permitem verificar a interação e os assuntos mais tratados, é possível identificar que algumas empresas interagem, enquanto a maioria reproduz a comunicação massiva nos novos meios. Por sua vez, o conteúdo da comunicação é variado de acordo com o posicionamento da organização. Com este estudo, esperamos refletir sobre o caminho percorrido para se chegar ao tipo de comunicação presente na cibercultura. Palavras-chave: Comunicação organizacional. Twitter. Redes sociais. Mídias interativas

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Biografia do Autor

Ana Cirne Paes de Barros, PPGC/UFPB

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

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Publicado

2016-08-25

Edição

Seção

Artigos