O perfil cognitivo dos internautas: um estudo dos frequentadores de lan houses nas cidades de João Pessoa e Conde na Paraíba

Autores

  • Ana Paula Oliveira
  • Flávio Júnior Freitas Ferreira
  • José Wellington do Nascimento Filho
  • Geovanna Adya Cordeiro Dantas
  • Luana Ellen de Sales Inocencio
  • Paula Camilla Albino Felipe

Resumo

O presente trabalho pretende analisar dois vértices da questão da inclusão digital, primeiro a questão do ampliação do acesso através das lan houses e, depois a questão do usos que os indivíduos fazem da Internet através destes espaços. Assim, considerando as lan´s como a principal alternativa de acesso à Internet de uma grande parcela de jovens das classes C e D, nosso trabalho tem por objetivo traçar o perfil do público frequentador de lan house nas cidades de João Pessoa e Conde no estado da Paraíba. A pesquisa quantitativa foi utilizada para visualizar que grande parte dos usuários das lan houses podem ser caracterizados como leigos (SANTAELLA, 2004), fazendo um uso corriqueiro das ferramentas da web, através de sites como Orkut e MSN Messenger, e não percebendo a potencialidade destas para o trabalho, o estudo e outras áreas fundamentais da vida social. Palavras-chave: Perfil cognitivo. Inclusão digital. Lan house.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira

Marcos Antonio Nicolau possui graduação em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1988), especialização em Metodologia da Comunicação pela UFPB (1989), mestrado em Educação pela UFPB (1996) e doutorado em Letras pela UFPB (2001). Pós-Doutorado em Comunicação na UFRJ. É professor do Departamento de Mídias Digitais e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB; ensina e pesquisa os seguintes temas: comunicação e semiótica, jornalismo, radialismo, criatividade, design e criação publicitária, lingüística aplicada ao texto publicitário, história em quadrinhos. Edita a Revista Temática (www.insite.pro.br).

Downloads

Publicado

2016-08-25

Edição

Seção

Artigos