Veludo Azul, de David Lynch: análise de uma obra cinematográfica pós-moderna a partir do modelo actancial de Algirdas Julien Greimas

Autores

  • Luís Geraldo Rocha PPGC/UFPB

Resumo

O esquema actancial de Algirdas Julien Greimas, presente na obra Semântica Estrutural, lançada em 1966, oferece mecanismos para analisar a estrutura de toda e qualquer narrativa a partir de seis actantes: sujeito, objeto, adjuvante, oponente, destinador e destinatário. Devido a sua natureza extremamente delimitada, este artigo se propõe a analisar a estrutura narrativa do filme Veludo Azul, dirigido por David Lynch e lançado em 1986. A obra é um dos ícones do cinema Pós-moderno, cuja proposta estética é subverter os padrões das normas canônicas do cinema clássico. Deste modo, uma narrativa não convencional, como a de Veludo Azul, analisada à luz de um esquema como o proposto pelo semioticista, torna-se de suma importância para a verificação das possíveis ambivalências do modelo.

Palavras-chave: Semiótica. Narrativa. Cinema Pós-Moderno. David Lynch.

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Publicado

2016-10-20

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Artigos