Imagem-cor em Millennium Mambo
Resumo
O presente trabalho tem duas questões que lhe são caras: uma de cunho mais geral, que é a busca por uma concepção do cinema a partir de suas materialidades, e outra de cunho mais específico, que é compreender de que maneira um filme de Hou Hsiao-hsien produz afetos a partir do agenciamento de suas materialidades. Temos, então, duas seções demarcadas neste artigo: a primeira faz um percurso desde o conceito de Representâmen em Peirce, passando pela apropriação deleuzeana do conceito para formular sua Imagem-afecção até chegar ao conceito de Afeto articulado a partir de Deleuze e dos teóricos do Cinema de Fluxo. Num segundo momento, para melhor compreendermos a maneira como um Afeto se manifesta a partir do filme Millennium Mambo (2001), delimitamos a cor como o elemento expressivo mais relevante na produção afetiva realizada pelo filme, o que nos leva a pensar a cor a partir de suas características qualitativas e afetivas, como Deleuze elabora no conceito de imagem-cor.
Palavras-chave: Cinema de Fluxo. Cor. Afeto. Imagem-Afecção. Semiótica.