Imagem-cor em Millennium Mambo

Autores

  • Lennon Pereira Macedo PPGC/UFPB
  • Felipe Maciel Xavier Diniz
  • Alexandre Rocha da Silva

Resumo

O presente trabalho tem duas questões que lhe são caras: uma de cunho mais geral, que é a busca por uma concepção do cinema a partir de suas materialidades, e outra de cunho mais específico, que é compreender de que maneira um filme de Hou Hsiao-hsien produz afetos a partir do agenciamento de suas materialidades. Temos, então, duas seções demarcadas neste artigo: a primeira faz um percurso desde o conceito de Representâmen em Peirce, passando pela apropriação deleuzeana do conceito para formular sua Imagem-afecção até chegar ao conceito de Afeto articulado a partir de Deleuze e dos teóricos do Cinema de Fluxo. Num segundo momento, para melhor compreendermos a maneira como um Afeto se manifesta a partir do filme Millennium Mambo (2001), delimitamos a cor como o elemento expressivo mais relevante na produção afetiva realizada pelo filme, o que nos leva a pensar a cor a partir de suas características qualitativas e afetivas, como Deleuze elabora no conceito de imagem-cor.

Palavras-chave: Cinema de Fluxo. Cor. Afeto. Imagem-Afecção. Semiótica.

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Publicado

2016-11-20

Edição

Seção

Artigos