O Papa na rede: interação e engajamento no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n01.32528Resumo
O presente estudo faz uma análise de conteúdo de um mês do perfil do Papa Francisco no Twitter, objeto escolhido para este trabalho, com o objetivo de identificar as principais formas de interação e engajamento na conta utilizada pelo religioso e justifica-se pelo fato de o Pontífice ser um dos mais seguidos do mundo nessa rede social. A pesquisa de natureza exploratória analisa ainda o conteúdo das postagens e verifica qual valor o líder da Igreja Católica tem constituído no ambiente digital. Diante dessa investigação, este trabalho conclui que a conta @pontifex tem gerado engajamento, levando-se em consideração o expressivo envolvimento dos seguidores com a página. No entanto, em nenhum dos tweets analisados observou-se interação do administrador do perfil com os seguidores, tendo em vista que, na internet, o processo de interação requer a troca de mensagens entre o ator e suas conexões.
Palavras-Chave: Twitter do Papa. Interação Digital. Engajamento no Twitter.