Convergência ou cooperação? Uma análise sobre o jornalismo da Rolling Stone Brasil

Autores

  • Manoella Fortes Fiebig PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n01.32530

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão sobre os conceitos de convergência midiática e  cooperação de meios de comunicação, a fim de encontrar divergências entre estes dois pontos de vista. Além disso, realiza-se, neste trabalho, uma análise comparativa a fim de entender como estes conceitos podem ser aplicados em dois suportes midiáticos diferentes: o impresso e o digital. Para tanto, optou-se por realizar uma análise de conteúdo comparando uma edição impressa da Revista Rolling Stone BR com sua respectiva edição online, para investigar em que medida a publicação se utiliza de princípios de ambos os conceitos, fundamentados neste estudo pelas proposições de Jenkins (2006), Avilés (2006) e Larangeira e Quadros (2007), para ancorar o seu fazer jornalístico.

Palavras-chave: Comunicação. Convergência Midiática. Cooperação de Meios. Rolling Stone BR. Multimídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-22

Edição

Seção

Artigos