Convergência ou cooperação? Uma análise sobre o jornalismo da Rolling Stone Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n01.32530Resumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão sobre os conceitos de convergência midiática e cooperação de meios de comunicação, a fim de encontrar divergências entre estes dois pontos de vista. Além disso, realiza-se, neste trabalho, uma análise comparativa a fim de entender como estes conceitos podem ser aplicados em dois suportes midiáticos diferentes: o impresso e o digital. Para tanto, optou-se por realizar uma análise de conteúdo comparando uma edição impressa da Revista Rolling Stone BR com sua respectiva edição online, para investigar em que medida a publicação se utiliza de princípios de ambos os conceitos, fundamentados neste estudo pelas proposições de Jenkins (2006), Avilés (2006) e Larangeira e Quadros (2007), para ancorar o seu fazer jornalístico.
Palavras-chave: Comunicação. Convergência Midiática. Cooperação de Meios. Rolling Stone BR. Multimídia.