Processos de contextualização e paradigma comunicacional: o ponto de vista êmico para uma abordagem praxiológica da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n3.33388Resumo
O texto mostra a necessidade da adoção do ponto de vista êmico da etnometodologia para as análises dos processos comunicacionais. Argumenta-se que o tratamento rigoroso dado ao processo de contextualização feito pelos participantes de uma interação, em detrimento de uma análise em que o arcabouço contextual do pesquisador se impõe aprioristicamente, é o caminho mais eficaz para a produção de conhecimento que leve em conta, de maneira decidida, o caráter praxiológico dos processos comunicacionais. Enxergando, diante disso, a noção de contexto como fundamental, objetivamos mostrar que ele não é formado apenas por dados objetivos mas também por uma construção intersubjetiva dos participantes de uma interação comunicacional concreta. Assim, tanto as situações sociais quanto a dimensão sociocultural de uma sociedade são realizações de seus membros e não dados pré-existentes ao momento da interação – mesmo que uma cultura, estruturas sociais e tipos de situação interacional tenham uma historicidade concreta.
Palavras-chave: Contexto. Etnometodologia. Interação.