Educomunicação e TAR: smartphones como mediadores do processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Raquel Regina Zmorzenski Valduga Schöninger PPGC/UFPB
  • Erica de Oliveira Gonçalves
  • Ademilde Silveira Sartori

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n3.33389

Resumo

Neste artigo temos a intenção de refletir sobre as relações que se estabelecem entre as pessoas e as mídias digitais, sobretudo o uso de smartphones em sala de aula por alunos e professores. Nossa discussão se fará a luz da Teoria Ator-Rede (TAR) e da Educomunicação para que possamos discutir a interação entre humanos e não humanos, em especial as mídias digitais, a fim de construir ecossistemas comunicativos e gerar aprendizado. Conclui-se que o mais importante não é entender como as mídias digitais são utilizadas em sala de aula, mas como esses objetivos, estudantes e professores podem associar-se e assim tornarem-se mediadores do processo de ensino e aprendizagem, a partir do momento que levamos em conta os princípios que norteiam uma Prática Pedagógica Educomunicativa.

Palavras-chave: Educomunicação, TAR, Prática Pedagógica Educomunicativa.

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Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Artigos