A percepção do público quanto às classificações tipográficas: um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n3.33391Resumo
A tipografia é uma ferramenta poderosa para o design gráfico quando se objetiva potencializar a expressividade de um texto. Ela envolve o estudo de diversas características presentes nas letras, provocando sensações ao leitor de acordo com a intenção do designer. O uso apropriado desta ferramenta exige certo conhecimento, assumidamente intrínseco aos designers, que pode gerar mal-uso por pessoas que não o possuem. Nesta linha, o presente estudo se propõe a identificar se existem diferenças de percepção entre designers e não-designers acerca de fontes tipográficas. A análise, feita por meio da técnica de análise multivariada denominada Escalonamento Multidimensional, identificou apenas uma pequena diferença nas percepções dos dois grupos, a qual é determinada mais pelo aspecto visual das fontes que por suas classificações tipográficas.
Palavras-chave: Design. Tipografia. Análise Multivariada. Escalonamento Multidimensional.