End Of The Wicked: o filme de ficção ressignificando conceitos culturais

Autores

  • Dátames Acastro Egg Segundo PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n3.33393

Resumo

A proposta desse artigo é analisar a possível influência das produções de home-video da diretora e roteirista nigeriana Helen Ukpabio, em especial a do filme The End Of The Wicked, no fenômeno de estigmatização de crianças acusadas de prática de bruxaria na região centro-sul da Nigéria nas duas últimas décadas. O contexto que origina a pesquisa é o ponto de intersecção de dois fenômenos nigerianos relativamente recentes: um relacionado ao explosivo crescimento de produções em vídeo no país,  que o leva a ser considerado hoje o terceiro maior pólo mundial de produções audiovisuais e lhe rendeu o apelido de Nollywood. O segundo, relacionado a um recente processo de ressignificação de termos e práticas ligadas à cultura religiosa ancestral da região, gerando uma crescente onda de violência contra crianças acusadas de prática de bruxaria. De que maneira os filmes Nollywoodianos produzidos pela Liberty Films têm contribuído para a ressignificação desses conceitos e a possível influência dos mesmos como elemento incentivador de acusações de prática de bruxaria é o que nos propomos a investigar.

Palavras-chave: África. Cinema. Nigéria. Nollywood.

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Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Artigos