Do conceito de alienação ao uso das tecnologias: interação e instrumentalização

Autores

  • Dirlei de Azambuja Pereira PPGC/UFPB
  • Priscila Monteiro Chaves

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n3.33396

Resumo

As ciências sociais, de um modo geral, encontram-se em uma fase de transição paradigmática que é sempre constante. Entretanto, nos últimos tempos, o paradigma emergente é ainda menos nítido e motivador que em outrora. Nesse cenário, o presente artigo destina-se a repensar o uso das tecnologias em uma sociedade que ainda confunde desenvolvimento, em seu caráter mais pleno, com a mera difusão de uma cultura mais standardizada por meio dos recursos tecnológicos, cujo uso pouco têm contribuído tanto uma formação integral quanto uma participação política dos indivíduos. Para tanto, será tomado o conceito de alienação, sob a perspectiva marxiana, em confronto com o que propõe Kenski acerca do uso das tecnologias na Educação.

Palavras-chave: Alienação. Formação. Tecnologias.

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Publicado

2017-03-21

Edição

Seção

Artigos