A influência da rede de blogs no consumo de produtos e marcas de maquiagem
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n3.33401Resumo
O consumo de produtos e marcas é cada vez mais intenso, sobretudo, graças às formas de informação e conteúdo disponíveis na internet, seja na forma de portais, blogs ou mídias sociais. Os blogs exercem um papel importante na influência de consumo das pessoas, que buscam informação e conteúdo pela rede. Nesse sentido mapear e entender como a conversação em rede promovida por meio de blogs, ajuda a compreender como esse tipo de consumo pode ser aproveitado por empresas no investimento publicitário. Esta pesquisa analisou as redes formadas por três blogs de maquiagem, a fim de analisar a formação da rede em torno de cada blog, e a influência que blogueiros criam no processo de consumo de marcas e produtos. A pesquisa, de natureza qualitativa, apontou as características que tornam os blogs canais de influência de consumo, e discute a eficiência do número de seguidores versus a intensidade da conversação em rede.
Palavras-chave: análise de redes em mídias sociais. Conversação em rede. Comportamento de consumo.