O Fandom como influenciador do consumo na indústria cinematográfica: Star Wars em Pernambuco

Autores

  • Jesyka Parisio Polito PPGC/UFPB
  • Gilton Pereira da Silva
  • Henrique Daniel Gomes Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n5.34318

Resumo

É notável que grandes sagas têm cativado um público cada vez maior, conquistando mais fãs. Por muito tempo, os seguidores de determinadas sagas se sentiam satisfeitos com um mercado restrito a quadrinhos, livros e filmes ou séries. Recentemente, o mercado percebeu nesses fãs potenciais consumidores e tem criado uma ampla gama de produtos que possa satisfazer esse segmento tão específico do mercado. Esses produtos podem ter um papel relevante na construção da identidade do fã e na convivência dentro dos fandoms. Tendo tudo isso em vista, este trabalho teve o intuito de averiguar quais aspectos influenciam a cultura do consumo nos fandoms e o comportamento de consumo dos fãs de Star Wars no estado de Pernambuco. Estudando os aspectos da cultura geek/nerd e do consumo nesse meio, foi elaborado um questionário direcionado ao público-alvo e seus resultados confirmaram que a caracterização e identidade do fã, bem como o convívio em fandoms são fatores determinantes para a cultura de consumo.

Palavras-chave: Mercado de fãs. Star Wars. Indústria cinematográfica. Fãs e consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-18

Edição

Seção

Artigos