Cervejas artesanais e a experiência de consumo de nordestinos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n6.34833Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar como ocorre a experiência de consumo de cervejas artesanais de nordestinos. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com dois consumidores de cada estado do Nordeste, totalizando 18 participantes. A análise de conteúdo foi realizada com o apoio do software ATLAS.ti. Os resultados apontam que o ambiente de consumo, curiosidade, estilo da cerveja, indicação de outros, preço e qualidade do produto e as emoções sentidas - alegria, bem-estar, prazer e satisfação são os principais componentes dessa experiência de consumo. Portanto, observa-se que esta investigação amplia o conhecimento sobre experiência de consumo de um produto que se mostra substancialmente relacionado à prestação de serviços.
Palavras-chave: Consumo. Experiência de consume. Cervejas artesanais. Emoções.