Dona de casa ou dona de si? Um estudo sobre a representação feminina em produtos de limpeza e alimentícios
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n6.34835Resumo
Este trabalho visa discutir a imagem do feminino, com base no percurso da mulher e suas conquistas na sociedade e no mercado de trabalho. Assim sendo, nosso objetivo principal é compreender o papel da mulher na publicidade, ou seja, a construção da identidade feminina em propagandas antigas e atuais, em anúncios publicitários de produtos de limpeza. Para análise, portanto, selecionamos sete propagandas impressas desde os anos 50 até os anos 2000, que utilizam a imagem da mulher para a divulgação comercial dos produtos de limpeza. A investigação é baseada nos pressupostos teóricos de Priore (2000), Strey (1997) e Confortin (2003) para o levantamento do percurso histórico da mulher, suas conquistas e evoluções na sociedade, no mercado de trabalho, em casa e, principalmente, no universo feminino.
Palavras-chave: Identidade feminina. Dialogismo. Anúncio publicitário. Gênerospublicitários. Figura feminina. Produtos de limpeza e alimentícios. Ethos.