Fotografia e intertextualidade: a paródia nas obras do artista David LaChapelle
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n6.34836Resumo
A utilização de recursos dialógicos para a criação de novos sentidos pode ser encontrada em toda a esfera da comunicação. A intertextualidade paródica apropria-se de um discurso já existente para expor o pensamento crítico e criar novos significados a partir do texto ou imagem. Este estudo analisa os níveis de intertextos paródicos nas obras do artista David Lachapelle presentes nas fotografias Black friday at mall of the apocalypse (2013), Self portrait as house (2013) e Deluge (2006). A metodologia escolhida para desenvolver esta pesquisa é a documental, utilizando-se do método qualitativo. Esta pesquisa visa a descrever as características visuais das fotografias analisadas, identificar a utilização do recurso da intertextualidade e compreender a produção de novos discursos nas imagens selecionadas.
Palavras-chave: Fotografia. Intertextualidade. Paródia; David LaChapelle.