Marketing político: uma análise do discurso durante o processo de admissão, pré e pós Impeachment de Dilma Rousseff no canal oficial do YouTube
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n6.34840Resumo
Apresentar uma abordagem sobre o marketing político e suas diversas estratégias de formatação no discurso da Ex-presidente Dilma Rousseff. Sendo esse o questionamento que o presente artigo procura responder, o corpus da investigação se fundamenta no processo de impeachment por meio da coleta de três vídeos do canal oficial da mesma no you tube. Adotando uma metodologia de análise do discurso sob uma pesquisa exploratória qualitativa, busca-se delinear não apenas o significado do próprio discurso, mas principalmente identificar de que maneira os elementos lúdicos, apelos racionais, emocionais, cenário, e comportamento, agem na geração de sentido no enunciado. Compreendendo a importância do discurso na produção de identidade com o espectador.
Palavras-chave: Política. Marketing político. Democracia. Discurso.