Processo de concepção visual: análise dos elementos estéticos e práticos do curta metragem “Paperman”

Autores

  • Luís Eduardo Meira de Andrade PPGC/UFPB
  • Pablo César Clementino Braga Leite

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n6.34849

Resumo

É proposta nesse artigo, uma análise da concepção visual do curta-metragem dos estúdios Disney, Paperman, que fora exibido no ano de 2013, anexado à animação Detona Ralph, distribuído pela Walt Disney Studios. A concepção visual da obra será analisada em sua integralidade, através dos aspectos de iluminação, como luz direta, indireta, dura e difusa; quanto ao enquadramento e planificação, onde será levado em consideração a posição e distância da câmera; quanto ao movimento de câmera que foi utilizado em determinadas cenas; e paleta de cores aplicadas na animação. A observação tem como objetivo elucidar conceitos de planificação, movimento de câmera e iluminação definidos previamente por diversos autores, que serão comparados com os conceitos utilizados para produção do curta-metragem. Ainda, as técnicas utilizadas no objeto de estudo serão usadas para compreender o sentido que o autor quis passar na diegese da trama, através da técnica supostamente extra-diegética.

Palavras-chave: Animação. Concepção Visual. Curta-metragem. Cinema. Enquadramento. Planificação.

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Publicado

2017-06-20

Edição

Seção

Artigos