Eles chegaram como uma bola de demolição: YouTube, spoofs e o videoclipe Wrecking Ball
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n11.37255Resumo
O YouTube funciona não apenas como um grande acervo audiovisual, mas como um espaço para que possam ser divulgados, especialmente, conteúdos produzidos por “pessoas comuns”. Nesse sentido, um dos produtos originais mais expressivos da plataforma são os spoofs, que reconstroem de variadas maneiras a produção audiovisual de maneira geral. Tendo isso em vista, o objetivo deste estudo é analisar os spoofs do videoclipe Wrecking Ball, da cantora pop Miley Cyrus, partindo de um debate em torno 1) da “cultura YouTube", 2) da profissionalização dos YouTubers e 3) da própria cantora, cuja trajetória midiática é fundamental para compreensão do conteúdo dos vídeos. Para tanto, foram selecionados cinco spoofs – os três internacionais e os dois brasileiros mais visualizados do site até a finalização da pesquisa. A partir da análise, é possível refletir sobre o otimismo relacionado à cultura participativa e questionar de forma mais aprofundada sobre o papel social desse fenômeno.
Palavras-chave: YouTube. Spoof. Paródia. Videoclipe. Cultura Participativa.