Chico Bento, fatores culturais que fazem do personagem um caipira chinês
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n12.37590Resumo
Em um contexto internacional, existiria a possibilidade de um personagem, ao ser apresentado a uma cultura completamente diferente de sua original, e carregando características e aspectos tão típicos e marcantes de uma região de seu país, ser reconhecido como um nativo de uma outra cultura diferente? Em face a este questionamento, e através de uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico, o estudo em questão se propõe a analisar, tendo como objeto os quadrinhos do personagem Chico Bento, tipicamente um caipira do interior brasileiro, sua recepção por parte do leitor infantil chinês, levando em consideração a observação de fatores culturais, de relações internacionais e de comunicação, como globalização e absorção cultural entre países, além de pesquisar, de forma a embasar a análise inicial, quais as dificuldades e facilidades teriam sido encontradas para a aceitação destes gibis do cartunista Mauricio de Sousa em um país tão distinto culturalmente do Brasil como a China.
Palavras Chave: Chico Bento. Gibis. Globalização. Recepção. China.