Processos de subjetivação no MMORPG: a questão da identidade do jogador no mundo virtual de Shaiya
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2017v13n12.37601Resumo
A subjetivação é um processo que ajuda a entender como um sujeito transforma o ambiente ao seu redor de acordo com seu modo de ser e como o movimento inverso muda e/ou ajusta o comportamento das pessoas. Em se tratando de videogames e, mais especificamente, os multi-massive online role-playing games (MMORPGs), em que Shaiya, nosso objeto empírico, se insere, a questão da identidade se torna única. Neste artigo, buscamos demonstrar como alguns autores – Foucault, Couchot e Guattari – compreendem a formação de identidades nas relações comunicacionais e, com isso, relacionar estes conceitos com estudos sobre a interatividade nos meios digitais. Por fim, realizamos uma pesquisa de campo dentro do game Shaiya com o intuito de verificar de que formas jogadores são influenciados pelo ambiente virtual ao mesmo tempo que inserem sua própria subjetividade.
Palavras-chave: Subjetivação; identidade; interatividade; videogames; MMORPG.