Processos midiáticos: a cultura do mito
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n2.38331Resumo
O objeto de pesquisa deste artigo é o discurso midiático feito sobre o astrofísico Stephen Hawking. O jornal brasileiro Folha de S.Paulo é o meio de comunicação delimitado para estudo. O período para levantamento de dados midiáticos é de janeiro até março de 2015. Este artigo é parte integrante de uma pesquisa maior, que pretende estuda a imagem midiática de Stephen Hawking do ano de 2015 inteiro. O objetivo geral deste estudo é responder à seguinte questão: na grande mídia brasileira, especialmente no jornal delimitado, há sinais de discurso mitificador sobre o astrofísico Stephen Hawking? Os objetivos específicos são dois: primeiro, apresentar resumidamente a noção de “mito” segundo a semiologia de Roland Barthes; segundo, aplicar o método análise de conteúdo para levantamento e crítica dos textos publicados pela Folha de S.Paulo. Os resultados desta pesquisa, enfim, confirmam que há elementos de “hawkinidade” no material analisado.
Palavras-chave: Mitificação. Stephen Hawking. Folha de S. Paulo. Semiologia. Roland Barthes.