Narrativas em 360 Graus de Realidade Virtual no The New York Times e no El País: Jornalismo Imersivo e Distribuição Multiplataforma
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n2.38346Resumo
O artigo explora, partindo de uma pesquisa[1] teórica e de observação empírica, a produção de narrativas de Realidade Virtual por meio de vídeos de 360 graus das organizações jornalísticas The New York Times (Estados Unidos) e El País (Espanha). O objetivo é investigar o grau de imersão e os recursos utilizados em tais produções e aferir as implicações desses formatos para o jornalismo. A metodologia compreende revisão sistemática de bibliografia sobre a temática e o fenômeno e ficha de observação para coleta de dados durante o período de 13 a 28 de abril de 2017 em multiplataformas (web e móvel). Os resultados preliminares da pesquisa apontam para novas estruturas de narrativas, além de maior grau de imersão em dispositivo móvel.
Palavras-chave: Jornalismo. Realidade Virtual. Audiovisual. Jornalismo Imersivo.