As ações de merchandising e as transformações no ponto de venda do varejo supermercadista
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n4.39314Resumo
Esse trabalho estuda as mudanças nas ações de merchandising realizadas no ponto de venda e foi realizado em uma das unidades de uma rede de supermercados situada na cidade de Santa Maria, RS. Foram observadas as ações de merchandising no ponto de venda, buscando verificar e comparar as alterações que aconteceram neste local em dois períodos distintos, 2013 e 2017. A partir disso, buscou-se compreender quais foram as mudanças que ocorreram com o avanço da comunicação. Os aspectos metodológicos contemplam a pesquisa exploratória e descritiva e os resultados nos mostraram que um ponto de venda pode sofrer muitas mudanças, com o objetivo de realizar uma comunicação mais eficaz, já que esta sofre muitas alterações com o passar do tempo, sendo necessária a atualização e adaptação do ponto de venda, para que não fique estagnado. Entre os resultados observados estão a substituição de ações merchandising antigas, por ações novas, como será possível perceber no decorrer do trabalho.
Palavras-chave: Evolução da comunicação. Merchandising. Ponto de venda.