O potencial da mídia espontânea em clubes de futebol de menor expressão: estudo de caso do VOCEM de Assis

Autores

  • Lívia Maria Turra Bassetto PPGC/UFPB
  • Paulo Sergio da Silva
  • Igor Matheus Silva Barros

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n4.39321

Resumo

Este trabalho, fruto de um projeto de iniciação científica, apresenta uma análise de dados de um pequeno clube de futebol brasileiro da cidade de Assis-SP, que, em 2015, gerou mídia espontânea e teve certa dificuldade para ser patrocinado. Com os dados – referentes a 2015 –, buscou-se mostrar como a mídia espontânea, gerada mesmo por clubes menores, pode ser favorável ao patrocinador, devido à exposição da marca em diferentes meios de comunicação. Para isso, foram apresentados conceitos básicos sobre marketing esportivo e mídia espontânea e, então, analisados os dados coletados acerca do VOCEM.

Palavras-chave: Marketing esportivo. Futebol. Mídia espontânea. VOCEM.

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Publicado

2018-04-21

Edição

Seção

Artigos