Panorama dos estudos sobre empreendedorismo no jornalismo: revisão sistemática de literatura no Brasil nos últimos cinco anos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n4.39322Resumo
O presente artigo tem como objetivo fazer uma revisão sistemática sobre dissertações da área de Comunicação Social, no período de 2012 a 2016, que tiveram como principal temática o empreendedorismo no Jornalismo – iniciativas nativas do meio digital - ou abordagens sobre mudanças no modelo de negócios tradicionalmente adotado no campo midiático. Nesse sentido, foram encontradas 15 produções relacionadas ao tema. No entanto, após o estudo, o que se observou foi uma grande lacuna em relação as produções. Embora haja inovação tecnológica no campo midiático, abrindo novas possibilidades de produção e consumo de conteúdos noticiosos, não há ainda no campo acadêmico um corpus substancial de estudos. É válido destacar que a pesquisa também utilizou palavras-chave similares, como “jornalismo alternativo” e “jornalismo independente”, o que não representou mudanças significativas no quantitativo de dissertações encontradas.
Palavras-chave: Revisão sistemática. Jornalismo empreendedor. Jornalismo alternativo.