Relacionamento com o torcedor: as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n5.39896Resumo
Este trabalho pretende analisar e entender como são estabelecidas as relações de comunicação entre clubes de futebol e torcedores através de mídias sociais, especificamente pelo Facebook. O objeto é o clube XV de Piracicaba, sediado na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Por meio da literatura que referencia o campo estudado e de pesquisa no perfil do clube no Facebook, buscou-se entender como essa plataforma na internet estabelece e promove a relação clube-torcedor. A coleta consistiu em quinze dias de análise profunda em todas as postagens da fanpage onde foi possível entender a relação comunicativa do XV com os torcedores. Concluiu-se que o clube trabalha de forma eficiente e procura sempre estar próximo do torcedor através do Facebook.
Palavras-chave: Redes Sociais. Facebook. Futebol. XV de Piracicaba.