Estudo sobre a competência da modalidade Gamificação em um ambiente virtual de aprendizagem engajadora
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n5.39929Resumo
A temática do modelo Gamificação é utilizada como uma estratégia interdisciplinar para alfabetização dos alunos, buscando um Ambiente Virtual de Aprendizagem Engajadora segura e divertida, modernizando a aprendizagem em meio às transformações da era digital. O método gamificação é empregado no ensino fundamental das Escolas Municipais de João Solimeo e José Sabbag da cidade de Duartina/SP com a finalidade em personalizar o ensino do 1º ao 5º ano, disponibilizando diferentes jogos a diversas turmas para uma melhor flexibilidade e acessibilidade na aprendizagem do conteúdo. Portanto, as plataformas de inovações nas práticas pedagógicas envolvem um Ambiente Virtual de Aprendizagem Engajadora centrado no aluno no qual promove a transmissão do conhecimento no processo de aprendizagem, contribuindo para a aplicação da modalidade gamificação na educação do Brasil.
Palavra-chave: Educação. Tecnologia. Jogo. Comunicação. Aprendizagem.