A publicidade nativa como modelo de negócio para o Webjornalismo: o caso BuzzFeed

Autores

  • Paula Nely Vasconcelos Theotonio PPGC/UFPB
  • Verônica Almeida de Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n5.39937

Resumo

Este texto problematiza a publicidade nativa como modelo de negócio[1] no Webjornalismo. Para tanto, partimos de uma pesquisa exploratória e descritiva, com base em fontes bibliográficas e documentais. Nosso locus é o site de entretenimento e notícias BuzzFeed, a partir do case da Wahlburgers que foi escolhido por conter dois tipos de modelos de publicidade nativa costumeiramente realizadas pelo site: as listas e os quizzes; além de conter uma ação de divulgação utilizando redes sociais. Ao final da pesquisa, sugere-se que mais do que a capacidade de se fazer um texto considerado “viral” e adequado para um público jovem, é justamente sua presença nas redes sociais e investimento em tecnologia que determinam o desempenho deste modelo de negócio.

Palavras-chave: Webjornalismo. Redes sociais. Publicidade nativa. BuzzFeed.

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Artigos