Produção de vídeos em 360 graus na CNN e no G1: a emergência de novas narrativas no jornalismo digital no contexto da mobilidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n5.39938Resumo
O artigo analisa, a partir de uma pesquisa[1] teórica e empírica, como a apropriação dos recursos da Realidade Virtual por parte do jornalismo digital tem configurado a emergência de novas narrativas no contexto da mobilidade a partir da exploração de câmeras de captação e de óculos de VR. Para isso, este artigo se propõe a observar experiências em vídeos 360 graus na CNN e no G1 para tentar entender como essas novas narrativas surgem e o grau de imersão que caracterizam para o jornalismo considerando também a variável mobilidade. Como primeiros resultados desta pesquisa, identificamos, no caso do Brasil, que as experiências em VR ainda são feitas de forma muito esporádica e incipientes, enquanto a CNN tem focado em produções semanais e explorado o ambiente móvel de uma forma mais convergente e estratégica.
Palavras-chave: Jornalismo. Realidade virtual. Mobilidade. Vídeo 360 graus. Jornalismo imersivo