Mídia impressa, comunicação e história: breves considerações e aproximações
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n6.40563Resumo
São tecidas reflexões que abordam a pesquisa da mídia impressa aproximando noções da História e da Comunicação Social para apontar alguns caminhos teóricos e metodológicos. Abordamos brevemente a história da imprensa, o redimensionamento da relação entre História e fontes de pesquisa proposto pela Escola dos Annales, indicamos alguns nortes para os primeiros contatos com periódicos, assim como apresentamos como via metodológica a Análise de Conteúdo de Bardin e a perspectiva de representações de Chartier. Destacamos a importância de considerar os amplos contextos e especificidades de cada mídia impressa, assim como seus conteúdos, textos e recursos visuais. Ao considerar a lida com o corpus de análise segundo um rigor conceitual e metodológico, apontamos para o cuidado de não conceber as conclusões como integrais ou únicas, já que a leitura dependerá diretamente das necessidades que a empiria costuma apontar e do enlace de elementos que constituem o olhar que se dá à investigação.
Palavras-chave: Imprensa. Escola dos Annales. Análise de conteúdo. Periódicos.