Os fluxos do agendamento midiático em diferentes plataformas editorias nos tradicionais jornais de Ponta Grossa, durante as eleições municipais de 2016
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n7.40881Resumo
Objetivo é analisar as temáticas das notícias publicadas nas fanpages do Jornal da Manhã e Diário dos Campos, os tradicionais jornais de Ponta Grossa, sobre as eleições municipais de 2016 na proposta de estabelecer uma correlação dos resultados com as temáticas das primeiras páginas dos jornais impresso. A pesquisa corresponde ao primeiro turno das eleições, período em que ambos os jornais fizeram 1.423 postagens no Facebook. A amostra foi analisada conforme a classificação de temáticas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa – Jornalismo e Política: Representações e Atores Sociais da UEPG – com algumas adaptações ao meio digital. Assim, busca-se responder se a homogeneidade da agenda-setting se mantém em diferentes canais de notícia, assim pressuposto por MacCombs (2009) ou se há novos fluxos de agendamento midiático.
Palavras-chave: Eleição. Agendamento. Fanpage. Jornais