A propaganda nos vídeos do Youtube: uma análise a partir da visão de usuários
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n7.40907Resumo
Esse estudo se propõe a investigar qual é a visão dos usuários em relação à propaganda existente nos vídeos do YouTube. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar como as propagandas vinculadas ao início dos vídeos do YouTube influenciam a visão do consumidor em relação ao produto e serviços divulgados, destacando os pontos positivos e negativos. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada mediante a coleta de dados que ocorreu por meio da aplicação de questionário eletrônico hospedado na plataforma do Google Drive. Dentre os aspectos positivos se destaca a ampliação da divulgação que viabiliza o acesso e fomenta o conhecimento, gerando o interesse do usuário em comprar o produto ou adquirir o serviço. Os pontos negativos apontados dizem respeito a conteúdos desinteressantes, repetitivos e longos, que quando não propagados de maneira eficiente pelos anunciantes, podem levar o usuário a não ter interesse pelo produto ou serviço, ou gerar uma imagem negativa da empresa.
Palavras-chave: YouTube. Propagandas. Marketing. Usuários. Consumidor.