Artistas brasileiros como estratégia de visibilidade do trabalho escravo na mídia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n7.40909Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as estratégias de comunicação utilizadas na plataforma online Especial: PEC do Trabalho Escravo para dar visibilidade à lei que propõe a expropriação de terras que forem flagradas fazendo uso do trabalho escravo e as destinam à reforma agrária ou a programas de habitação. Nosso interesse é estudar como os movimentos sociais, e neste caso, a ONG Repórter Brasil busca apoio no trabalho realizado por artistas que compõem o Movimento Humanos Direitos (MHuD) para pautar na mídia discussões acerca de uma proposta de combate ao trabalho escravo. Por meio desta pesquisa, buscamos entender como a rede de combate ao trabalho escravo atua para envolver a sociedade nas discussões relacionadas ao assunto.
Palavras-chave: Estratégias de comunicação. Movimentos sociais. Trabalho escravo.