Análise da cobertura das eleições municipais de 2016 pelas capas dos jornais impressos de Ponta Grossa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n7.40988Resumo
O presente artigo analisa, por meio da capa, a cobertura noticiosa realizada pelos dois jornais impressos de Ponta Grossa (PR) – Diário dos Campos e Jornal da Manhã –, durante a campanha eleitoral de 2016. No DC, durante o período analisado – 16 de agosto a 03 de outubro de 2016 -, foram publicadas 560 chamadas de capa e apenas 7% foram relativas à campanha política da cidade. No mesmo período, o JM publicou 483 chamadas na primeira página, sendo 12% relacionadas com a eleição. Restringindo-se somente às capas dos periódicos, o estudo aponta que um dos diários explorou mais o tema ‘eleições’, mas que ambos, ao tratarem do assunto, deram destaque aos considerados dois principais candidatos na disputa.
Palavras-chave: Primeira página. Jornal da Manhã. Diário dos Campos. Eleições.