Abordagens de Youtubers como mídia para a propaganda: estudo de caso do lançamento do Zenfone 3 Zoom ASUS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n8.41432Resumo
Neste estudo a finalidade foi identificar as abordagens presentes em canais de Youtubers que realizam campanhas de caráter propagandista. Para isso selecionou-se cinco Youtubers que participaram da campanha de Lançamento do ZenFone 3 Zoom realizada pela marca Asus, tendo como referência principal Burguess e Green (2009). Com base neste estudo de caso, coloca-se os Youtubers como veiculadores de propaganda baseada na realidade, incorporando o papel de pessoas comuns, mas personificados de celebridades, no qual classifica como público as pessoas comuns, incluindo como aspecto o relacionamento entre os dois. Desta forma, concluem-se quais os artifícios utilizados nos vídeos dos Youtubers neste processo de influência.
Palavras-chaves: Youtubers. Zenfone 3 Zoom ASUS. Mídias sociais. Propaganda. Influenciadores