A transmissão ao vivo do CBLoL no Twitter do Ministério da Saúde como forma de publicidade híbrida
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n8.41433Resumo
O estudo observa o conceito de publicidade híbrida defendido por Covaleski (2010) em uma análise de caso da transmissão ao vivo do CBLoL no Twitter do Ministério da Saúde em 2017. Concomitantemente aos elementos de publicidade híbrida - persuasão, entretenimento, interação e compartilhamento, a pesquisa explora os conceitos de colaboração através da visão de Lévy (1998), Jenkins (2008) e Shirky (2011). A problemática que fez surgir o interesse para construção do artigo refere-se a como uma ação orgânica e de curta duração no Twitter chamou atenção de adolescentes para vacinarem-se contra a Meningite C e o HPV. Concluiu-se que a interação mútua entre os interlocutores, a participação dos usuários na criação do conteúdo publicado e a linguagem game utilizada nas postagens propiciou engajamento do público e efetividade nos resultados.
Palavras-chave: Publicidade híbrida. Interação. Colaboração. Games.