Estudo de gênero e seus reflexos na publicidade contemporânea: análise da campanha “Redondo é sair do seu passado”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n8.41436Resumo
Esse artigo tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento dos estudos sobre gênero e as discussões levantadas pelo movimento feminista têm influenciado e encontrado ressonância na publicidade brasileira. Por meio da revisão bibliográfica que tem por base Hanner, Louro, Nader e Soihet, além de pensadores da Comunicação, a exemplificar Lysardo-Dias, Zozzoli e Carvalho, apresentamos uma síntese acerca do uso dos estereótipos, questionamento de papéis sociais e transformações culturais e sociais. A seguir, analisamos o impacto na produção publicitária, em especial, na campanha “Redondo é sair do seu passado” da Skol, veiculada no primeiro semestre de 2017, que nos propomos a analisar.
Palavras-chave: Mulher. Gênero. Publicidade. Estereótipo