O que você faria para ganhar o jogo? O Role Play como prática de ensino audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n9.41837Resumo
O RPG (Rolling Play Game) é um estilo de jogo muito comum na contemporaneidade. Praticado principalmente pelo público jovem, é encontrado tanto em versões impressas quanto digitais e se baseia na interpretação de determinado papel dentro de um contexto. Pelo perfil que une criação lúdica e interatividade, não raro o RPG é usado com princípios dinâmicos que envolvem um aprendizado em um ambiente educacional vívido. Este artigo apresenta e debate os resultados a respeito da prática do Role Play em uma atividade da disciplina de produção audiovisual ministrada para o público universitário. A dinâmica se insere nos métodos de aprendizagem ativa, na qual os estudantes trabalham em grupos para atingir objetivos determinados a partir do plano de ensino. O objetivo principal é apresentá-la para que sirva a propósitos tanto acadêmicos quanto escolares, adaptados para realidades de ensino diversas.
Palavras-chave: Audiovisual. Comunicação. RPG. TBL. Metodologia de ensino ativa.