Etnografia rápida: a etnografia adaptada ao design

Autores

  • Thiago Varnier PPGC/UFPB
  • Franciele Forcelini
  • Gilson Braviano
  • Eugenio Andrés Díaz Merin

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n9.41861

Resumo

A pesquisa etnográfica permite conhecer hábitos, costumes e cultura de pessoas a   partir da imersão prolongada no grupo onde vivem, trabalham ou realizam alguma tarefa. A inserção desta técnica no design se dá por meio de adaptações, originando-se a Etnografia Rápida, que com bases nos mesmos princípios, estabelece um breve período de imersão, para, depois, prospectar problemas ou oportunidades que justifiquem os projetos. Buscam-se, nestes casos, insights criativos e não compreensões extensas, de modo que a união da Etnografia com o Design permite a obtenção de dados mais assertivos acerca dos contextos analisados. A partir de um estudo descritivo, qualitativo e bibliográfico baseado em multicasos, este artigo aponta que a Etnografia Rápida, enquanto ferramenta para projetos, contribui na geração de ideias e identificação de necessidades reais, por meio de imersões breves e profundas, contribuindo para a obtenção de soluções mais precisas.

Palavras-chave: Etnografia. Design. Etnografia Rápida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Edição

Seção

Artigos