Economia política da comunicação e os reflexos das políticas públicas no setor audiovisual capixaba
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n9.41863Resumo
Com o objetivo de compreender a dinâmica entre as políticas públicas e o mercado audiovisual no Estado do Espírito Santo. O estudo partiu de uma discussão em torno de aproximar o campo das Indústrias Criativas, sobretudo, setor audiovisual por meio da perspectiva da Economia Política da Comunicação (EPC). Para tanto, recorreu-se a uma metodologia qualitativa de caráter interpretativo por meio de uma análise documental de relatórios públicos com resultados de diagnósticos institucionais e de mercado local dos setores criativos. Desse panorama, o setor audiovisual capixaba se apresenta como expoente da cultura capixaba, algo que merece maior atenção por parte das políticas públicas, pesquisadores e sociedade. O trabalho chama a atenção para as implicações das políticas culturais em meio concentração de poder entre atores locais na produção audiovisual capixaba independente, o fomento e diversidade de conteúdo em meio a esse setor e demais indústrias criativas.
Palavras-chave: Economia Política da Comunicação, Políticas Públicas Culturais, Indústrias Criativas, Audiovisual.