Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades na educação de jovens e adultos

Autores

  • Sofia Regina Paiva Ribeiro PPGC/UFPB
  • Marcos Paulo Torres Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n9.41874

Resumo

Trata-se de um estudo acerca das ações pedagógicas que envolvem o Projeto “Letramento, regionalismo e interatividade” realizado no CEJA Donaninha Arruda. A investigação objetiva mensurar a relevância das práticas de letramento literário na EJA, por meio do viés didático-metodológico da informática educativa, com foco na temática regionalismo. O indentitário da cultura cearense é abordado através do legado literário de Patativa do Assaré. O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. Para a tessitura desse trabalho, recorreu-se a produções de autores como Freire, Soares, Cosson e Braga, dentre outros. O recorte temporal compreende os meses de janeiro e fevereiro, 2018. O público alvo é composto por alunos da EJA em fase de instrução primária. Constatou-se que o ensino dos códigos linguísticos pautado no letramento literário e digital propiciou aulas mais dinâmicas e atrativas.

Palavras-Chave: Educação de jovens e adultos. Interação. Leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Edição

Seção

Artigos