A intertextualidade em histórias em quadrinhos brasileiras: práticas de publicidade para o cinema estrangeiro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n1.43877Resumo
O artigo tem como objetivo analisar os intertextos cinematográficos hollywoodianos em histórias em quadrinhos brasileiras, a partir dos filmes E.T.: o extraterrestre (1982) e Jurassic Park: o parque dos dinossauros (1993), dirigidos por Steven Spielberg. Os objetos selecionados para estudo são as narrativas gráficas brasileiras de As aventuras dos Trapalhões (Editora Abril), com os títulos de Z.E.T.Ê: o trapalhão espacial (1992) e Trapassic Park: o parque dos trapassauros (1994), histórias que parodiam os referidos filmes. Como principal resultado se constata que as histórias em quadrinhos colaboram, de forma não licenciada, para a expansão de narrativas de filmes estrangeiros, dá publicidade a esses filmes e despertam o consumo do público brasileiro e a toda a franquia de Os Trapalhões de forma sinérgica.
Palavras-chave: Intertextualidade. Histórias em quadrinhos. Cinema. Publicidade.