Emoji: uma nova-velha forma de comunicação por imagens

Autores

  • Jeferson Bertolini PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n1.43884

Resumo

Este artigo trata dos emojis, ícones que reformulam a comunicação escrita no ambiente digital e que reordenam nossa maneira de ler, de interpretar e de pensar o mundo. O texto pensa os emojis no âmbito da comunicação humana. Aborda, para tanto, temas como pinturas rupestres, escrita, texto, internet e signos. O objetivo do manuscrito é fazer refletir sobre esta forma emergente de comunicação, comumente usada em dispositivos móveis. O artigo se baseia em levantamento bibliográfico. Usa técnica interdisciplinar para associar temas da Comunicação, História, Linguística e Psicologia. Conclui que os emojis se encaixam em definições clássicas de comunicação; que unem a habilidade humana para se comunicar por meio de desenhos com o ambiente tecnológico contemporâneo; e que disso resulta uma nova-velha forma de comunicação.

Palavras-chave: Comunicação. Emoji. Texto. Imagem. Pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-01-19

Edição

Seção

Artigos